Data: 30.11.22
A busca do emprego ideal no Japão
Que o Japão precisa de mão de obra. Fato.
Porém já não é como há 30 ou 35 anos atrás, que haviam muitos brasileiros indo para o Japão e recebiam muitas e muitas horas extras.
Atualmente, além da legislação japonesa que foi sendo alterada, como a exigência da entrada no shakai hoken (diga se de passagem, muito importante pois é seu seguro médico e aposentadoria), limitação da quantidade de horas extras e ainda a forte concorrência da mão de obra asiática que vai em busca dos mesmos sonhos que nós brasileiros. Porém, no caso da mão de obra asiática, eles vão muito mais preparados, principalmente no tocante à língua japonesa.
Bem, dito isto, ainda há a questão econômica do Japão…recessão e a própria modernização do mercado, haja vista hoje termos lojas no Japão que não possui caixa, lojas de conveniência sem atendentes, dentre outros.
Uma outra situação que tem preocupado muita gente…a questão da fabricante de componentes eletrônicos e condensadores.
Mas o que tem essa fabricante de componentes eletrônicos e condensadores? Bem, trata-se de empresa com fábricas em Fukui; Ishikawa; Miyagi; Miyazaki; Nagano; Okayama; Shiga; Shimane; Toyama e fornece material para a produção de smartphones (talvez você já saiba de qual empresa falamos). Ocorre que, existe um código responsabilidade social (CSR), além de outros códigos como “Código de conduta CSR”, “Padrão CSR Baseado no Requisito do Cliente” e “Código de Conduta RBA” da empresa as quais os fornecedores e fornecedores dos fornecedores devem cumprir para poder estar em compliance junto à empresa contratante.
Pois bem, ocorre que esse código de conduta, estabelece que os trabalhadores estrangeiros não saiam de seus países de origem financiados, ou que tenham qualquer custo para ir trabalhar nessas empresas (através das empreiteiras que fornecem mão de obra). Assim, na prática, você ia trabalhar no Japão, sem que tenha que pagar 1 iene por isso. Fato.
Acontece que a crise ocasionada pela guerra da Ucrânia, Petróleo, lockdown na China, dentre outros, a fabricante de componentes eletrônicos e condensadores parou de contratar estrangeiros (pelo menos temporariamente).
O que muita gente talvez não saiba.
1) Existem outros trabalhos além de fabricantes de componentes eletrônicos e condensadores
2) Olhando a longo prazo, pode ser mais rentável do que ir para o Japão gratuitamente
Então, se você busca um emprego no Japão, pense que talvez não valha a pena aguardar a abertura de vagas na fabricante de componentes eletrônicos e condensadores. Existem outras empresas que também oferecem condições semelhantes, ou seja, talvez seja o caso de avaliar outras possibilidades.
Por exemplo, temos disponível vagas para casais (turnos alternados) por 1.450 ienes.
Tipo de serviço: linha de montagem de Snowmobile/ motos/ serviço de armazenamento e organização de peças.
Local: Iwata-shi
Até 42 anos
Outra…temos vagas que pagam TEIJI 2.000 ienes hora! Adicional noturno: 2.500 ienes hora e zangyo 3.125 ienes a hora!!!! É do ramo automobilístico, precisa ter um nihongo bem afiado e idade até 40 anos..
Use nosso simulador e faca as contas.
Se precisar de ajuda, entre em contato.
WhatsApp (11) 97885-2370